Quando você compra um serviço de hospedagem na web, você essencialmente compra espaço para armazenar os arquivos do seu site. Esses arquivos podem então ser acessados por um navegador da web, para que seu site fique ativo na Internet.
O que é hospedagem de sites?
A hospedagem na Web é oferecida por vários provedores de serviços que possuem a tecnologia necessária para armazenar adequadamente os arquivos do seu site. Ao se inscrever em um serviço de hospedagem, você está essencialmente alugando espaço em um servidor que as empresas de hospedagem da web possuem e gerenciam.
Como a maioria das pessoas ou mesmo empresas não tem servidores próprios, eles alugam o espaço do servidor de uma empresa de hospedagem na web terceirizada.
Um servidor é um computador físico que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os arquivos do seu site possam sempre ser acessados sem interrupção do serviço. Esses servidores são carregados com o hardware e software necessários para que seu site funcione.
Seu host da web é responsável por coisas como manutenção do servidor, segurança e execução do software correto, de modo que os arquivos no servidor podem ser acessados prontamente por um navegador de site, como Google Chrome ou Firefox.
Como funciona o Web Hosting?
Seu site é apenas uma coleção de arquivos diferentes. Ao criar um site, você precisa de um local para armazenar todos esses arquivos. Esse local é o servidor da sua empresa de hospedagem.
Nesse servidor, você armazenará a mídia, os arquivos, os bancos de dados do seu site e tudo o que for necessário para renderizar corretamente o seu site. A quantidade exata de armazenamento que você tem dependerá do plano de hospedagem que você escolher (mais sobre isso abaixo).
Se você está apenas começando online, provavelmente estará apenas alugando uma parte de um servidor que está compartilhando com outros sites. Conforme suas necessidades de armazenamento e tráfego aumentam, você pode precisar aumentar a escala para alugar um servidor físico inteiro – ou pelo menos usar os recursos de um, com uma nuvem ou servidor VPS.
Quando você se inscreve em um pacote de hospedagem na web, geralmente obtém acesso ao servidor por meio de uma solução como o cPanel. Isso facilita o upload de seus arquivos para o servidor. Ou você pode instalar um CMS como o WordPress para construir facilmente seu site.
Para ter um site totalmente funcional, você também precisará registrar um nome de domínio . Depois de comprá-lo, você o apontará para o seu servidor, o que permite que o navegador da web saiba que é aqui que seus arquivos estão localizados.
Então, quando uma pessoa digita seu nome de domínio ou clica em um link para seu site, o navegador obtém os arquivos do servidor e os exibe para o visualizador. Tudo isso deve acontecer em alguns segundos ou menos. Se esse processo demorar muito, você precisará acelerar seu site ou considerar a troca completa de hosts .
Hospedagem na web e datacenters
A hospedagem na Web e os datacenters se confundem muito. Eles são quase a mesma coisa. Mas, tecnicamente, eles são diferentes. O termo hospedagem na web se refere ao serviço que você paga e que hospeda os arquivos do seu site, para que eles possam ser exibidos na Internet.
O elemento mais importante de um datacenter é a rede de servidores. Na verdade, um servidor é parecido com o computador desktop que você pode ter em sua mesa, mas é mais poderoso.
O termo “datacenter” refere-se à infraestrutura técnica real usada pela empresa de hospedagem para fornecer o serviço de hospedagem. Além dos servidores, isso normalmente inclui itens como suprimentos de backup, medidas de segurança, dispositivos de conexão, sistemas de refrigeração de ar e muito mais.
Diferentes tipos de hospedagem na web
A maioria dos hosts da web oferece várias formas de pacotes de hospedagem. Cada tipo de hospedagem atenderá às diferentes necessidades do site. Por exemplo, um site que recebe milhões de visitantes por mês terá requisitos diferentes de um site que foi construído há algumas semanas.